ARTIGOS

 

“No decorrer da luta, você vai se descobrindo”: Experiências com o vídeo etnográfico na representação de processos sociais

FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo. No decorrer da luta, você vai se descobrindo?. Experiências com o vídeo etnográfico na representação de processos sociais. Revista Anthropológicas (UFPE), Recife, v. 20, p. 40-61, 2009.

Leia o artigo: http://www.revista.ufpe.br/revistaanthropologicas/index.php/revista/article/view/125


Resumo:

A etnografia é o gênero de escrita que comunica a experiência de reconstrução de universos simbólicos em diálogo. Minha perspectiva nasce da produção de vídeos etnográficos na pesquisa de campo, entre diferentes grupos de trabalhadores e movimentos sociais que acompanhei nos últimos dez anos. A partir deste percurso, parece-me necessário refletir sobre a especificidade da etnografia, no momento em que nossa compreensão depende de nossas possibilidades de compartilhar sentidos com a alteridade. O vídeo etnográfico pode inaugurar uma nova relação com os sujeitos estudados, em que o lugar ativo da produção da mise en scène é compartilhado com o outro; o conhecimento antropológico nasce deste diálogo. O que se alcança com esse caminho é uma compreensão experimental.

Skip to content