CAPÍTULOS DE LIVROS | 2012

Ecos de Silêncio

FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo; Castro, R.A. Ecos de Silêncio. In: CASTO, Rita de Almeida. (Org.). Ser em cena, Flor ao vento. 1ed.Brasília: Editora UnB, 2012, v. 1, p. 225-231.


Resumo do Livro:

Este livro apresenta uma pesquisa antropológica sobre a experiência de artistas cênicos brasileiros com técnicas orientais originárias do yoga ashtanga, de origem indiana, e do seitai-ho, uma educação corporal de origem japonesa que visa resgatar e manter o corpo sensível. O contato com essas abordagens propicia a perspectiva de uma “cultura do caminho” que torna possível um exercício de deslocamento, a construção de um olhar e de um corpo que transformavam a vida cotidiana e as situações de performance estética.


 

Luciane Rosã e os personagens do Circo-Teatro: o recurso à representação de papéis na pesquisa etnográfica

FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo. Luciane Rosã e os personagens do Circo-Teatro: o recurso à representação de papéis na pesquisa etnográfica. In: CARDOSO, Vania Zikán; GONÇALVES, Marco Antônio; MARQUES, Roberto. (Org.). Etnobiografia: Narrativa e Subjetividade. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2012, p. 134-154.


Resumo do Livro:

Fruto de pesquisas na área de Antropologia, os artigos reunidos em Etnobiografia – subjetivação e etnografia pretendem demonstrar o alcance e as tensões da reflexão etnográfica a partir da abordagem biográfica. Ao abrir espaço para a individualidade ou a imaginação pessoal criativa, o conceito de etnobiografia propõe, necessariamente, uma problematização dos conceitos-chave do pensamento sociológico clássico; o individual e o coletivo, o sujeito e a cultura. O indivíduo passa a ser pensado a partir de sua potência de individuação enquanto manifestação criativa, pois é justamente através dessa interpretação pessoal que as ideias culturais se precipitam e tem-se acesso à cultura. Os artigos aqui reunidos refletem, página a página, sobre a ideia de que o indivíduo não é simplesmente a manifestação da representação coletiva, e que os mundos socioculturais são produção dos indivíduos que deles fazem parte.


 

O casamento no drama de circo e na vida de artistas circenses: uma experiência no campo do filme etnográfico

FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo. O casamento no drama de circo e na vida de artistas circenses: uma experiência no campo do filme etnográfico. In: COPQUE,, Bárbara; LUZ, Gleice Matos; PEIXOTO, Clarice Ehlers. (Org.). Família e Imagens. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2012, p. 43-64.


Resumo do Livro:

Os artigos deste livro analisam relações e situações familiares ainda pouco estudadas no Brasil, como a maternidade na prisão, a família circense, as relações entre noras e sogras e entre netos e avós sociais. Eles atestam a riqueza analítica proporcionada pelas imagens, indicando que elas ampliam a gama de informações e de interpretações, e incentivam o desenvolvimento das pesquisas com imagens da e sobre a família.


Skip to content