FILMES

 

Mãe Rampa

51 min. 2013.

Direção: Adriana Xerez

Realização: Laboratório do Filme Etnográfico

Sinopse:

Em 2012, o Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho foi fechado, deixando quase dois mil catadores de material reciclável sem sua principal fonte de renda. O filme acompanhou por mais de um ano o drama vivido por essa comunidade, além de trazer memórias do trabalho e as soluções encontradas frente o encerramento do maior aterro controlado da América Latina.


Mestre Dionísio

15 min. 2013.

Série Trajetórias Populares

Direção e roteiro: Renata Gonçalves

Edição: Roberto Robalinho

Som direto: Fernando Morais

Som adicional: Roberto Robalinho

Realização: Laboratório do Filme Etnográfico

Sinopse:

Manoel dos Anjos Dionísio, nascido em 1936, formado em dança pelo grupo folclórico de Mercedes Baptista, tem sua trajetória de vida ligada às várias faces da dança negra, popular, folclórica, afro-brasileira e carnavalesca. Mestre Dionísio é, desde 1990, fundador e presidente do principal projeto de formação de mestre-sala e porta-bandeira da cidade do Rio de Janeiro. O filme trata da trajetória de Mestre Dionísio e de sua maneira singular e criativa de transmissão do conhecimento da dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira e saberes a ela relacionados.

 


O aprendiz do samba

30 min. 2013.

Série Trajetórias Populares

Direção: Ana Lúcia Ferraz

Realização: Laboratório do Filme Etnográfico

Sinopse:

Estudo a aprendizagem na música popular, no contato com jovens de classes trabalhadoras, moradores de grandes cidades que participam de rodas de samba. Um exame dos discursos sobre um modo de aprender particular “de ouvido”, que “tira a música”, nos expõe saberes e práticas mobilizados na performance de tais grupos, em sua prática de constituição do campo do samba “de raiz” ou “da velha guarda”. Uma etnografia do fazer musical localiza no canto e no ritmo um fazer que organiza encontros orgiásticos intergeracionais. Diferente das abordagens que pensam o samba em relação a sua origem ou segundo a interpretação que visa caracterizar um ethos formador de identidade nacional, viso proceder a uma escuta que anota intensidades, grandeza que reúne na mesma categoria noções de tempo, corporalidade e força que marcam um fazer específico, experiências particulares do tempo

 


 

Por detrás da máscara

15 min. 2013.

Série Trajetórias Populares

Direção: Daniel Bitter e Andréa Falcão

Fotografia: Andréa Falcão e Sandro Tebaldi

Captação de Áudio: Daniel Bitter e Joana Corrêa R. Ortigão

Pesquisa: Daniel Bitter, Joana Corrêa R. Ortigão, Andréa Falcão, Hevalcy Ferreira da Silva e Cláudio Pereira

Edição: Bárbara Morais

Realização: Laboratório do Filme Etnográfico

Sinopse:

Manoel Batista é um exímio artesão de máscaras de palhaço de folia de reis, dividindo esse trabalho com outras atividades como a de frentista de um posto de gasolina, músico, criador de pássaros, entre outras. Este filme procura abordar o universo multifacetado em que Batista vive, na pequena interiorana cidade de Miracema-RJ, explorando as minúcias das técnicas envolvidas na produção de máscaras e sua relação com um círculo de pessoas que dão sentido a seu trabalho e sua existência.


Ongusu porahei. Cantando e Dançando na casa de reza

7 min. 2013.

Projeto Vídeo e Transmissão de Conhecimento entre povos Guaraní.

Realização: Laboratório do Filme Etnográfico

Sinopse:

Documentário sobre os cantos e danças encenados durante a construção da Casa de Reza Kaiowá – a Ongusu. Realizado pelos indígenas Guarani-Kaiowá da Aldeia Panambyzinho no Estado do Mato Grosso do Sul.

Assista parte do curta:


A construção da Oca Guarani Mbya

Projeto: Vídeo e Transmissão de Conhecimento entre povos Guaraní.


Opy. A construção da casa de reza Mbya Guaraní.

Projeto: Vídeo e Transmissão de Conhecimento entre povos Guaraní.

Skip to content