Projeto de criação do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais, Educação e Saberes (LEPECS) (2013 - 2014)

O projeto que visa a implementação, planejamento e desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais, Educação e Saberes (LEPECS) foi criado em 2013, sob coordenação das professoras Alessandra Siqueira Barreto e Renata de Sa Gonçalves. O projeto congrega os Departamentos de Antropologia, de Sociologia, assim como docentes do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA), do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT), e da Faculdade de Educação (UFF). A criação do Laboratório tem como objetivo desenvolver infraestrutura adequada para a consolidação de um espaço de formação, debate e articulação entre alunos e professores e os demais envolvidos. Ao privilegiar a produção de pesquisas e de construção de metodologias e práticas de ensino inovadoras que promovam o diálogo entre ciências sociais e educação, a proposta de atuação do Laboratório se define a partir de eixos temáticos que articulam conteúdos da Sociologia para o ensino básico, disciplina obrigatória, reintroduzida em nível nacional, no currículo do ensino médio das escolas brasileiras a partir da Lei no. 11.684. A reflexão acerca de metodologias de ensino e pesquisa empírica e a experimentação de diferentes linguagens e práticas serão meios privilegiados de interlocução e compartilhamento dentro e fora da Universidade, tanto com escolas da rede pública, quanto com a sociedade civil.

Situação: Concluído;

Natureza: Pesquisa.               

Integrantes: Renata de Sá Gonçalves – Integrante / Nilton Santos – Integrante / BITTER, Daniel – Integrante / FERRAZ, Ana Lúcia – Integrante / SILVA, Ana Claudia Cruz da – Integrante / BARRETO, Alessandra Siqueira – Coordenador / Hélène Petry – Integrante / Antonio Brasil Jr – Integrante / Simoni Lahud Guedes – Integrante / Sergio Castilho – Integrante / Maria Livia De Tommasi – Integrante / Elisabete Cruvello – Integrante / Rosana da Camara Teixeira – Integrante.

Salvaguarda da dança do samba: memórias, políticas e preservação do patrimônio cultural (2013 - 2014)

Em parceria com o Centro Cultural Cartola, o projeto de extensão ‘Salvaguarda da dança do samba’ prevê o inventário (INRC) e a organização de um ciclo de cinco encontros com mestres-sala e porta-bandeiras do Rio de Janeiro, e com representantes de outros estados. O evento acompanha as políticas de preservação do patrimônio cultural imaterial e visa à salvaguarda das memórias e narrativas em torno das pessoas, lugares e objetos que constituem a realidade social dos casais de mestre-sala e porta-bandeira no Rio de Janeiro e de sua expansão em outras cidades do país. Trata-se da organização de ‘rodas de conversa’ em que os dançarinos do RJ e alguns representantes de outros estados serão convidados a falar sobre suas experiências e memorias. O evento visa a socialização e registro audiovisual dos depoimentos de modo a contemplar a dinâmica entre gerações distintas de dançarinos. O foco principal do projeto é a ‘Escola Mestre Manoel Dionísio’ que reune aprendizes (em várias fases) e profissionais da dança. O projeto de extensão conta com a expertise de pesquisadores do Centro Cultural Cartola que já realizam importante trabalho em torno do registro e da salvaguarda do samba, e darão apoio logístico e de pessoal. Conta ainda com pesquisadores de outras instituicões que poderão acionar e contactar representantes locais da dança, convidados a participar das rodas de conversa. O material produzido ficará sob a guarda do Centro Cultural Cartola e da Escola Mestre Dionisio. Para etapas futuras, vislumbramos a edição e disponibilização de depoimentos em um site. Projeto financiado pelo Ministério da Educação, no âmbito do edital Programa de Extensão Universitária MEC/SESu PROEXT/2014..

Situação: Concluído;

Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Renata de Sá Gonçalves – Coordenador / FERRAZ, Ana Lúcia – Integrante / ALVES, Marina Morena Rosa – Integrante / Ana Flávia Mendes Sapucahy – Integrante / Vinicius Ferreira Natal – Integrante / Rennan Ricardo dos Santos Silva – Integrante / Victoria Guilherme dos Santos – Integrante.

Financiador(es): Ministério da Educação – Auxílio financeiro.

A Didática do Filme Etnográfico: processos de produção de vídeo na pesquisa antropológica (2012 - 2014)

Este projeto, aprovado e financiado pela FAPERJ (processo E26/111.273/2012) por meio do Edital 08/2012 Material Didático, visa a produção de um conjunto integrado de material didático a partir de atividades de formação e experimentação, sendo:

  1. Formação audiovisual de professores e alunos de formação universitária e da educação básica, através da realização de Oficinas de Vídeo para a Pesquisa Etnográfica.
  2. Apoio à produção e à edição dos vídeos sobre a transmissão de saberes e o aprendizado.
  3. Produção da Série Pesquisa Etnográfica e Cinema, que apresenta o percurso formativo das Oficinas.
  4. Elaboração do Site do Laboratório do Filme Etnográfico, que tem como objetivo a divulgação dos materiais produzidos a fim de divulga-lo como material didático.

Situação: Concluído;

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Renata de Sá Gonçalves – Integrante / BITTER, Daniel – Integrante / FERRAZ, Ana Lúcia – Coordenador / COSTA, Fernando Morais da – Integrante.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.

Projeto de criação do Laboratório do Filme Etnográfico da UFF (2011 - 2014)

A criação do Laboratório tem como objetivo desenvolver infra-estrutura adequada para a consolidação de um espaço de formação, debate e articulação entre alunos e professores e os demais envolvidos, privilegiando-se a produção, realização e análise de filmes etnográficos e estudos de paisagens sonoras. Com especial ênfase nas linhas de pesquisa Etnografia Urbana, Ritual e Simbolismo e Antropologia Visual, desenvolvidas no Departamento de Antropologia, em interlocução com o Departamento de Cinema e Vídeo e com o Laboratório de Estudos Patrimoniais – Laboep, da Faculdade de Educação da UFF, pretende-se promover articulações permanentes por meio da organização de encontros, seminários e oficinas periódicas. No Laboratório, a análise de processos sociais mediada pelo audiovisual no estudo das formas expressivas populares em suas variadas acepções (narrativas orais, dança, teatro, música) tem como importante ponto de encontro o uso crítico e reflexivo da fotografia, do som, e especialmente, do filme etnográfico. A reflexão acerca de metodologias de pesquisa empírica e a experimentação dessas linguagens serão meios privilegiados de interlocução e compartilhamento dentro e fora da Universidade. A aquisição de equipamentos de infra-estrutura para realização das atividades do Laboratório do Filme Etnográfico foi financiada no ano de 2011 com recursos da FAPERJ (Processo FAPERJ E-26/111.844/2011) e da Universidade Federal Fluminense por meio do edital Infra-Lab-Pesq 2011 (Proppi – UFF).

Situação: Concluído;

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Renata de Sá Gonçalves – Integrante / Nilton Santos – Integrante / BITTER, Daniel – Integrante / FERRAZ, Ana Lúcia – Coordenador / SEGALLA, Lygia – Integrante / COSTA, Fernando Morais da – Integrante.

Financiador(es): Universidade Federal Fluminense – Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.

Etnoficção: criação dramatúrgica e pesquisa etnográfica. (Projeto Temático A experiência do filme na antropologia) (2010 - 2014)

Esse projeto visa realizar experimentos em torno da noção de “etnoficção”, a partir do estudo da obra de Jean Rouch e da pesquisa etnográfica em diálogo com o campo do teatro; e, reposicionar a escrita etnográfica e o lugar do vídeo como fonte e meio de comunicação na antropologia. Este projeto temático centra-se em duas vertentes. Uma delas trata da reflexão acerca das relações entre a Antropologia, a Fotografia e o Cinema, relação que se inicia nos primórdios da invenção da máquina fotográfica, do cinematógrafo e da própria disciplina antropológica. Se os encontros iniciais entre antropologia e estas novas técnicas de reprodução da imagem marcam as primeiras descobertas das possibilidades de contato e contágio, cem anos mais tarde as tensões são tantas quanto as efetivas aproximações entre as áreas. Um dos objetivos deste projeto é, pois, refletir sobre as experiências de apropriação mútua entre elas a partir da teoria antropológica, e também experimentar as possibilidades deste encontro, por meio da realização de filmes etnográficos e ensaios fotográficos. A segunda vertente está mais ligada ao que se convencionou chamar de Antropologia da Arte. Trata-se nesta segunda linha de pesquisa de perceber a realização audiovisual no âmbito da produção de conhecimento antropológico como expressão de um diálogo entre a teoria antropológica clássica e outros campos da própria antropologia como o da antropologia da arte e a etnoestética, bem como com campos vizinhos como os das artes visuais e cênicas.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz – Coordenador.

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