PROJETOS

 

Em andamento

Processos de pesquisa em Antropologia Visual, Artes e Antropologia Urbana: formação de quadros (2015 - atual)

O projeto tem como objetivos principais o treinamento e formação continuada de pesquisadores, o fortalecimento da nucleação em Antropologia e a consolidação de sua rede nacional e internacional. Investimos na formação teórica e prática de uma equipe multidisciplinar, atualmente composta por alunos de graduação em ciências sociais, antropologia e cinema e pesquisadores vinculados a projetos de Extensão. Neste contexto, o bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica/FAPERJ será qualificado tecnicamente e potencializará a sistematização das atividades de pesquisa e de prática audiovisual, de modo a fortalecer uma rede de pesquisa entre os núcleos e laboratórios da UFF aqui integrados, desenvolvendo atividades de formação em pesquisa etnográfica, produção audiovisual e apoio aos seminários temáticos e oficinas técnicas.

Edital FAPERJ Nº 07/2015. E_07/2015 – Programa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) – 2015. Proc. n.º 203.139/2015 e Processo Bolsa – 200.500/2016

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2).

Integrantes: Renata de Sá Gonçalves – Coordenador / Adriana Andrade Xerez – Integrante / Marcelo Gonçalves Moura Valle – Integrante

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa TCT.

El otro constituyente: Imagen, Chamanismo y Alteridad entre los Guaraníes (2015 - atual)

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1)

Integrantes: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz – Coordenador / Raylane Christian Braz de Oliveira – Integrante / Giulia Nunes de Vitto – Integrante / Pedro de Andrea Gradella – Integrante.

Memória e Tecnologia Social: Oficinas de Produção de imagens entre moradores de bairros populares de Niterói (2014 - atual)

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1)

Integrantes: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz – Coordenador / Vinicius Rocha do Nascimento – Integrante.

Antropologia, artes, mediações e cosmopolíticas. Fortalecimento da nucleação em Antropologia na UFF e consolidação de rede de pesquisa (2014 - atual)

O projeto Antropologia, artes, mediações e cosmopolíticas tem como objetivos principais o fortalecimento da nucleação em Antropologia na UFF e a consolidação de sua rede nacional e internacional. Integram e participam desta iniciativa pesquisadores vinculados ao Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA/UFF), ao Cosmopolíticas/UFF, ao Laboratório do Filme Etnográfico/UFF e ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais, Educação e Saberes (LEPECS/UFF). Os pesquisadores associados atuam especialmente nas linhas de pesquisa Ritual e Simbolismo; Etnografia Urbana; Antropologia e Imagem; Transmissão de Patrimônios Culturais e Etnologia sul-americana. Dialogam a partir de atividades em comum a partir de três eixos temáticos que se cruzam transversalmente:

  1. Artes e formas expressivas
  2. Mediações urbanas
  3. Cosmopolíticas.

Embora profundamente interligados, esses eixos organizam conjuntos específicos de pesquisas e tornam possível a focalização de aspectos diferenciados do conhecimento antropológico, de modo ao mesmo tempo definido e flexível. Os três eixos permitem pensar os saberes, as artes e as políticas nos circuitos urbanos, ameríndios, afro-brasileiros, transnacionais, de uma forma integrada e aberta, considerando os seus diversos planos, distintas estratégias metodológicas e abordagens, além da reflexão em torno das fronteiras e as mediações entre os circuitos sociais, os trânsitos de pessoas e a circulação de objeto materiais. O presente projeto visa, portanto, o fortalecimento dos núcleos e a sistematização dos conhecimentos produzidos. Busca-se com isso não só a democratização desses conhecimentos por meio da publicização de produções bibliográficas e audiovisuais bem como o fomento à organização em rede de encontros presenciais, de vídeo conferências e o estímulo à permanente reflexão sobre pesquisa em antropologia, docência, extensão e políticas públicas. O projeto, deste modo, visa o treinamento e a formação continuada de pesquisadores, o fortalecimento da nucleação em Antropologia e a consolidação de sua rede nacional e internacional, sob minha coordenação. Investimos na formação teórica e prática de uma equipe multidisciplinar, atualmente composta por alunos de graduação em ciências sociais, antropologia e cinema e pesquisadores vinculados a projetos de Extensão. Neste contexto, o bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica/FAPERJ será qualificado tecnicamente e potencializará a sistematização das atividades de pesquisa e de prática audiovisual, de modo a fortalecer uma rede de pesquisa entre os núcleos e laboratórios da UFF aqui integrados, desenvolvendo atividades de formação em pesquisa etnográfica, produção audiovisual e apoio aos seminários temáticos e oficinas técnicas.

FAPERJ E_41/2013 – Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro – 2013. E bolsa de TCT a partir do Edital FAPERJ Nº 07/2015; Programa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) – 2015. Proc. n.º 203.139/2015.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (14) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Renata de Sá Gonçalves – Coordenador / Nilton Santos – Integrante / BITTER, Daniel – Integrante / FERRAZ, Ana Lúcia – Integrante / ALVES, Marina Morena Rosa – Integrante / SILVA, Ana Claudia Cruz da – Integrante / BARRETO, Alessandra Siqueira – Integrante / Joana Miller – Integrante / Diego da Silva Tavares – Integrante / Ana Beatriz Cunha Gonçalves – Integrante / Daphne Assis Cordeiro – Integrante / Felipe Viana Gomes Brandão – Integrante / Adriana Batalha dos Santos – Integrante / Luiz Gustavo Mendel de Souza – Integrante / Letícia Marques Camargo – Integrante / Maria Suellen Timoteo Correa – Integrante / Ricardo Moreno de Melo – Integrante / Sandro Dias Tebaldi – Integrante / Pedro Ivo Mira da Silva – Integrante / Ellen Fernanda Natalino Araujo – Integrante.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro 

Cartografias da Margem. Visualidade, território e risco social entre moradores de bairros populares no Rio de Janeiro, Brasil (2013 - atual)

A cidade é feita de práticas que fixam trajetos, territórios, relações sociais. Cartografar tais elementos que põem em relação modos de vida distintos é um desafio que coloca problemas metodológicos e de linguagem. Reconstruir um traçado que caracterize a cidade tal como vivida por personagens urbanos, extratos da classe trabalhadora pauperizada, que vivem em situação de risco social, permite-nos mapear uma rede de perspectivas sobre a cidade. A partir do processo de produção de uma cartografia de relações entre moradores de cortiços, de rua, de ocupações e favelas, o presente projeto discute o estado do debate acerca de populações postas à margem das condições reprodução social. Estratégias e táticas desse extrato da classe trabalhadora que habita Niterói, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, colocam a cidade em perspectiva. Reconstruímos a cidade tal como vivida e narrada por personagens particulares. Uma tal concepção de cartografia mapeia histórias vividas, incorporadas, em relação.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz – Coordenador / Xerez, Adriana – Integrante / Gradella, Pedro d’Andrea – Integrante / Pedro Ivo Mira da Silva – Integrante / Santos, Diogo Campos dos – Integrante / Raylane Christian Braz de Oliveira – Integrante

Vídeo e transmissão de conhecimento entre povos Guaranis, Mbya e Kaiowá (2013 - atual)

O Programa de extensão universitária “Vídeo e Transmissão de Conhecimento: Valorização dos saberes tradicionais Guaranis, Mbya e Kaiowá na educação escolar indígena”, que se insere na linha Cultura e Arte, no subtema Cultura, Arte e Educação, tem como objetivo a formação de jovens realizadores audiovisuais indígenas no trabalho de pesquisa e produção de vídeo, subsidiando a produção de material didático para a construção curricular diferenciada, atendendo às demandas dos povos. A ação contribui com o desenvolvimento de uma educação étnica, capaz de reconhecer e valorizar o patrimônio cultural dos povos Guarani através do filme etnográfico. O Programa parte da valorização dos saberes tradicionais e de seus processos de transmissão como ponto fundamental na reprodução da cultura, para tanto esta ação extensionista propõe atuar na sistematização do conhecimento Guarani, em sua cosmologia e seus princípios éticos de convivência, que são notáveis nos seus modos de expressão cultural, recriando estratégias para transmissão de seu acervo teórico e de suas reflexões, atualizando e renovando técnicas e saberes. Esta ação se insere na linha de pesquisa de Antropologia Visual, dos cursos de graduação (Licenciatura e Bacharelado) e de pós-graduação de Antropologia, Ciências Sociais e Cinema, além de contribuir com a consolidação do Laboratório do Filme Etnográfico (ICHF/UFF), formando alunos de graduação, pesquisadores e professores.

Situação: Em andamento;

Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz – Coordenador

Sociabilidades urbanas e Comunicação social: Oficinas de Vídeo entre moradores de bairros populares de Niterói (2012 - atual)

O projeto de extensão universitária visa implementar um núcleo de atividades educativas por meio da difusão das técnicas de produção de vídeo e do teatro aplicado à pesquisa etnográfica, iniciando moradores dos bairros de São Domingos, Gragoatá e Ingá, Niteroi/RJ, na produção de vídeo. Tal atividade deve também ser estimular os alunos dos cursos de graduação em Ciências Sociais, Antropologia e Cinema da UFF a se apropriarem da pesquisa etnográfica mediada pela produção de vídeo como método de pesquisa em antropologia urbana. As atividades de iniciação ao vídeo devem produzir ainda reflexões sobre a questão da moradia popular, bem como acerca da sociabilidade e da apropriação do espaço urbano entre moradores dos bairros que circundam o campus da Universidade Federal Fluminense.

Situação: Em andamento;

Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz – Coordenador / Martins, Gabriela Miranda de Lima Gomes – Integrante / Gradella, Pedro d’Andrea – Integrante / Pedro Ivo Mira da Silva – Integrante.

Financiador(es): Universidade Federal Fluminense – Bolsa.

A aprendizagem no samba. Pesquisa etnográfica entre músicos populares (2011 - atual)

Estuda a aprendizagem na música popular, no contato com jovens de classes trabalhadoras, moradores de grandes cidades que participam de rodas de samba. Um exame dos discursos sobre um modo de aprender particular “de ouvido”, que “tira a música”, nos expõe saberes e práticas mobilizados na performance de tais grupos, em sua prática de constituição do campo do samba “de raiz” ou “da velha guarda”. Uma etnografia do fazer musical localiza no canto e no ritmo um fazer que organiza encontros orgiásticos intergeracionais. Diferente das abordagens que pensam o samba em relação a sua “origem” ou segundo a interpretação que visa caracterizar um ethos formador de identidade nacional, viso proceder a uma escuta que anota intensidades, grandeza que reúne na mesma categoria noções de tempo, corporalidade e força que marcam um fazer específico, experiências particulares do tempo. Construir com a mediação do filme etnográfico uma abordagem para lidar com este universo, intensificando a produção de vídeo com os sujeitos estudados.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz – Coordenador.

Financiador(es): Pro-Reitoria de Pesquisa e Inovação/UFF – Auxílio financeiro.

Uma Antropologia das Formas Dramáticas - Desafios conceituais e metodológicos na pesquisa etnográfica entre grupos populares (2010 - atual)

Estudar formas dramáticas populares a partir do modo como elas são vividas, percebidas e concebidas pelos sujeitos dos processos sociais que acompanhamos na pesquisa mediada por processos de realização de filmes etnográficos é o objetivo do projeto. Desenvolver uma reflexão teórica sobre nossas mediações nos processos de produção de conhecimento em ciências humanas e acerca da particularidade da etnografia mediada por imagens, que ultrapassa em muito uma dimensão meramente instrumental e nos coloca no seio de um debate epistemológico. Os filmes etnográficos são pensados aqui como meios de aprofundar compreensões acerca de formas narrativas e das relações entre imagem e memória.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz – Coordenador / Xerez, Adriana – Integrante.

Skip to content