ARTIGOS

Morar na Praça pública: redes e fluxos entre habitantes de rua

FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo. Morar na Praça pública: redes e fluxos entre habitantes de rua. Crítica e Sociedade: Revista de Cultura Política (UFU), Uberlândia, v. 2, p. 22-41, 2012.

Leia o artigo: http://www.seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/21939

Resumo:

O presente artigo é fruto de pesquisa etnográfica realizada entre habitantes de uma praça situada no município de Niterói, Rio de Janeiro. A investigação nasce de uma atividade de extensão universitária que visa produzir uma reflexão sobre a experiência do espaço urbano vivida por esta população; observamos que o mesmo espaço físico se reconfigura a depender das diferentes formas de apropriação que se dão no território estudado. A partir da análise das narrativas colhidas entre moradores de rua, pensamos as dificuldades de comunicar a experiência socialmente considerada como de insucesso, na elaboração de uma etnografia da duração. Tecemos, a partir da relação com os sujeitos estudados, uma arqueologia do lugar que considera as metamorfoses no espaço vivido resultantes de projetos de urbanização e modernização de áreas de moradia popular e as estratégias construídas para lograr permanecer no local em que se escolhe viver. A partir da experiência de produção de vídeo com esses moradores refletimos sobre a linguagem da pesquisa etnográfica na apresentação de casos de experiência traumática.