CAPÍTULOS DE LIVROS | 2013
Dramaturgia da vida social e a dimensão patética da pesquisa antropológica. O cinema de Jean Rouch e a prática de realização de filmes etnográficos
FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo. Dramaturgia da vida social e a dimensão patética da pesquisa antropológica. O cinema de Jean Rouch e a prática de realização de filmes etnográficos. In: DAWSEY, John Cowart; HIKIJI, Rose Satiko; MONTEIRO, Marianna et al. (Org.). Antropologia e Performance – Ensaios Napedra. 1ed.São Paulo: Terceiro Nome, 2013, p. 323-338.
Resumo do Livro:
Este livro é resultado do trabalho do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra), grupo que reúne antropólogos em busca de saberes associados às artes performativas e pesquisadores dar artes interessados em antropologia. Nos campos acadêmico e artístico, o conceito de performance adquire formas variadas, cambiantes e híbridas; há algo de não resolvido nesse conceito, que resiste as tentativas de definição ou delimitação. Mais do que uma disciplina ou até mesmo um campo interdisciplinas, os estudos de performance configuram, para alguns autores, uma espécie de antidisciplina. No teatro, nas artes performativas, no cinema, na antropologia, na sociologia, na psicanálise, na linguística, nas pesquisas sobre folclore e nos estudos de gênero, o conceito de performace formula-se a partir de diferentes campos do saber e da expressão artística.