ARTIGOS

 

A aprendizagem no samba: Notas para o estudo de intensidades numa iniciação à etnomusicologia

FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo. A aprendizagem no samba: Notas para o estudo de intensidades numa iniciação à etnomusicologia. Ilha Revista de Antropologia (UFSC), Florianópolis, v. 13, p. 225-248, 2011.

Leia o artigo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2011v13n1-2p225


Resumo:

Estudo a aprendizagem na música popular, na contato com jovens de classes trabalhadoras, moradores de grandes cidades que participam de rodas de samba. Um exame dos discursos sobre um modo de aprender particular “de ouvido”, que “tira a música”, nos expõe saberes e práticas mobilizados na performance de tais grupos, em sua prática de constituição do campo do samba “de raiz” ou “da velha guarda”. Uma etnografia do fazer musical localiza no canto e no ritmo um fazer que organiza encontros orgiásticos intergeracionais. Diferente das abordagens que pensam o samba em relação a sua ‘origem’ ou segundo a interpretação que visa caracterizar um ethos formador de identidade nacional, viso proceder a uma escuta que anota intensidades, grandeza que reúne na mesma categoria noções de tempo, corporalidade e força que  marcam um fazer específico, experiências particulares do tempo.

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